Mangás mais vendidos de 2012

kuroko

Saiu a lista de mangás mais vendidos de 2012 no Japão. E aí, em quem vocês apostam?

Sem muita enrolação. Fiquem com a tabela de vendas em 2012:

ScreenHunter_06 Dec. 02 20.44

Sem surpresa nenhuma na primeira colocação. One Piece fica em primeiro com suas surpeendentes 23 milhões de cópias vendidas neste ano. Vendeu quase três vezes mais que o segundo colocado. E é nos segundo lugar que está a grande surpresa. O segundo lugar não é Naruto e sim Kuroko no Basket. Faz tempo que não vejo um mangá crescer tanto e em tão pouco tempo como Kuroko no Basket. Tudo graças ao imenso sucesso que o anime fez. E ainda tem gente que não acredita que um anime impulsiona as vendas do seu mangá. Um anime é uma grande propaganda de 25 minutos do seu próprio mangá.

Em terceiro aparece o já consagrado Naruto. Com seis milhões e meio de cópias vendidas, Naruto continua no topo dos mangás na terra do sol nascente. Em quarto temos o ótimo mangá de Uchuu Kyoudai com os irmãos astronautas Mutta e Hibito. Infelizemente acho que não veremos Uchuu Kyoudai sendo lançado aqui no Brasil. Mas eu adoro a forma como eles conseguem aliar a comédia com a vida cotidiana tratando de assuntos sérios como a luta por um emprego e um futuro melhor. Isso tudo sem deixar de lutar pelos seus sonhos. Gostaria muito de poder comprar os mangás de Uchuu Kyoudai por aqui.

Fairy Tail a cada ano que passa se consolida mais e vai se mantendo no topo. Provavelmente é o terceiro shonen de maior sucesso por lá hoje em dia (não conto Hunter x Hunter) e deve durar mais um bom tempo. Afinal o autor não é muito de se programar e parece que faz um arco sem pensar em outro. Em sexto aparece o único shoujo da lista, Kimi ni Todoke. Não conheço muito e fica até difícil falar sobre ele. Mas o mangá está sempre entre os mais vendidos e os fãs gostariam muito de uma continuação do anime.

Em sétimo, no melhor estilo “she is back” aparece Hiromu Arakawa (autora de Fullmetal Alchemist) com seu mangá sobre vida cotidiana, escola, fazenda e cavalos, Silver Spoon. Arakawa está mostrando que além de ter feito um ótimo shonen, ela também consegue fazer mangás dos estilos mais variados. Ela está com tudo no Japão e o anime de Silver Spoon irá sair em breve. Em oitavo lugar está o mangá semi-deus que pode tudo no Japão, Hunter x Hunter. Não importa quanto tempo Togashi fique sem publicar. Se sai mangá novo de Hunter x Hunter, ele vende muito. Não importa se Togashi tem preguiça de desenhar, ele inventa uma coisas malucas que são boas demais. E é isso ai, tapa na cara da concorrência. Shonens de verdade, esse cara sabe fazer.

Em nono lugar aparece mais uma surpresa, Magi. Impulsionado pelo anime e pelo relançamento dos primeiros volumes do mangá no Japão, Magi conseguiu entrar no top10 deste ano. Uma história divertida, leve e com bastante ação para agradar toda a família. Fechando o Top10 aparece a dupla Obata e Ohba com o meta-mangá Bakuman. Bakuman aparece ai pelo fato de ter se encerrado este ano. Então as vendas foram lá em cima com o fim do mangá. Eu pessoalmente adoro Bakuman e acho que eles merecem estar aí.

Dos mangás que estiveram no Top10 ano passado e não apareceram este ano, a principal ausência com certeza é a de Toriko. Toriko não consegue refletir na venda de volumes a popularidade que possui nos rankings semanais. Outra grande ausência é a de Bleach, mas já não está sendo surpresa nenhuma a queda drástica dele. Além deles saíram Ao no Exorcist, Gintama e Gantz. Ao no Exorcist ano passado foi muito impulsionado pelo seu anime e tinha ficado na terceira posição. Bakuman estava na lista ano passado também e com o seu fim abrirá lugar para um mangá novo ano que vem. Que venham novos mangás como Magi e Silver Spoon para eu poder ler.

Anúncios

2 comentários em “Mangás mais vendidos de 2012

  1. surpreso, mais muito surpreso mesmo com Kuroko em segundo

    • Nist disse:

      é que devido ao sucesso do anime, muitas pessoas compraram os mangás antigos que ainda não tinham. Além dos mangás mais novos. Por isso esse número absurdo. Ano que vem deve cair de posição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s