Jogo Rápido: Psycho-Pass

Ficção-Científica, ação e investigação. Confira Psycho-Pass, o melhor anime da temporada de outubro.

Psycho-Pass é um anime de ficção científica, escrito por Gen Urobochi (Madoka Magica e Fate/Zero), que se passa em um mundo futurista controlado por um sistema chamado Sistema Sibila. O sistema consegue medir o nível de estresse e a personalidade de uma pessoa criando um coeficiente de criminalidade e um fator denominado Psycho-Pass. Além disso, o sistema pode medir suas aptidões desde a sua infância e indicar de que modo você poderá viver mais feliz. E assim, as pessoas vivem nesse mundo de tecnologia, da forma que o sistema indica em um suposto mundo melhor para todos. Mas quando o coeficiente Psycho-Pass de uma pessoa atinge certo número, a pessoa é considerada um criminoso latente. Ela pode nunca ter cometido um crime, mas tem a personalidade e a mentalidade de alguém que poderá cometer um crime um dia. Ela tem a alternativa de ir tentar fazer um tratamento para reabilitação e ficar isolado. Se comprovado que foi apenas um aumento de stress momêntaneo, a pessoa poderia voltar a sua vida normal. Pessoas que não desejam viver isoladas do resto do mundo tem a opção de trabalhar para o Sistema de Defesa, tentando prender outros criminosos latentes e investigando crimes. Eles são chamados de Justiceiros e trabalham em conjunto e com a supervisão de Inspetores.

O anime mostra esse Sistema de Defesa investigando casos que envolvem criminosos latentes. Eles usam uma arma chamada Dominator, que utiliza o Sistema Sibila para determinar o coeficiente Psycho-Pass da pessoa automaticamente e só ai a arma é liberada para atirar. Ela funciona em alguns modos diferentes como Paralizer, que apenas paralisa o inimigo, ou com tiros letais e tiros que irão decompor objetos. Tanto os Justiceiros, quanto os Inspetores utilizam a Dominator. A diferença é que os Inspetores podem atirar nos Justiceiros, caso seja necessário.

O grupo do Sistema de Defesa é formado pelos inspetores Ginoza e a protagonista do anime Akane Tsunemori, recém-integrada ao grupo. Os Justiceiros são Kougami, Kagari, Masaoka e Kunikuza. Eles também trabalham juntos com a justiceira e analista da divisão de análise Karanomori. Todos possuem personalidades bem distintas. Akane é uma boa e jovem garota que tenta fazer o seu melhor para melhorar o mundo. Ela não quer prender quem não fez crimes, além de ter boas relações com os justiceiros, diferentemente do seu parceiro Ginoza. O justiceiro com mais protagonismo é Kougami, que possui uma noção de justiça bem peculiar e segue as regras do Sistema Sibila rigorosamente, usando a Dominator em qualquer pessoa que seja considerada um criminoso latente.

Mais detalhes da história são dados conforme os casos vão se resolvendo. Vamos conhecendo as personalidades de cada um dos integrantes do grupo de defesa melhor e vendo para onde deve caminhar o anime. Descobrimos também uma ligação entre os casos investigados. Todos os casos possuem alguém de fora que identifica as pessoas que queiram matar e fornece a elas os meios necessários. E é mostrado como Kougami se torna um justiceiro. Ele era um inspetor que começou a trabalhar junto com Ginoza, mas ele viu um de seus justiceiros morrer em um caso que trabalhavam. A partir daí seu nível de stress e o seu Psycho-Pass subiram muito. Ele não quis fazer o tratamento e continuou investigando. Sendo então rebaixado para justiceiro.

Psycho-Pass foi o anime que mais me impressionou até agora na temporada de outubro. Ótima história, episódios emocionantes e com bastante ação. A trilha sonora está impecável e a animação muito boa também. Os cenários variam bastantes, dando um ar bem diversificado ao anime. Gostei muito do plot do anime e penso que o enredo irá se desenvolver e só tem a melhorar. Vale lembrar que o enredo é escrito por Gen Urobochi, então podemos esperar coisas boas e muitas surpresas mais para frente. Semana que vem devo começar a fazer análise episódio a episódio regularmente a partir do episódio sete.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s